7.6.07

Carta de Salvador para a Sociologia

Nós, participantes, da 1ª Oficina de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, organizada pela Secretaria de Educação da Bahia, através do IAT-Instituto Anísio Teixeira, conscientes da responsabilidade histórica de acelerar o processo de reinserção, como disciplina obrigatória, conforme Resolução nº 04/2006, da Sociologia nas escolas da Bahia, decidimos proclamar nossa posição sobre a importância e o significado do ensino de Sociologia.

Constatamos, inicialmente, que o ensino de Sociologia sempre foi visto, no Brasil, como um instrumento tanto de construção de cidadania quanto de compreensão e intervenção na realidade social.

A contribuição da sociologia é fundamental para que este conhecimento seja mais objetivo e ultrapasse o senso comum e os preconceitos.

A primeira e fundamental contribuição da Sociologia é mostrar que o fato social, ainda que se imponha como objetivo e externo aos indivíduos, é um produto da história, dos interesses e das alternativas colocadas em cada sociedade. A realidade social é uma construção dos homens e a Sociologia fornece instrumentos não apenas para conhecê-la, como para transformá-la.

Reconhecemos que, exatamente a associação da Sociologia com a possibilidade da transformação da sociedade, rejeitando as visões que vêem as estruturas e comportamentos sociais como “naturais” e, no essencial, imutáveis, esteve na base da ação do Regime Militar que, no Brasil, retirou a disciplina dos currículos e da reação que tanto retardou sua reintrodução.

O retorno de Sociologia é uma promessa de capacitação, dos jovens para pensarem e atuarem como cidadãos frente a problemas coletivos. O nosso compromisso como sociólogos e professores de Sociologia é fazer com que esta promessa seja cumprida.

LEIA A ÍNTEGRA BAIXANDO O ARQUIVO AQUI.

1 Comments:

At 07 junho, 2007 12:50, Anonymous Anônimo said...

deixo aqui uma sugestão que, na assembléia geral do d.a,nos encontremos, todos os interessados no tema, para dali nos fizessemos voluntários na semana de ciso que estes pretendem promover , na medida de propor e iniciar trabalhos para a elaboração de alguma atividade dentro da semciso relacionada ao ensino de sociologia.tambem sugiro tirarmos desta assembléia uma comissão para o ensino de sociologia vinculada às ações do d.a ou não,visando um verdadeiro enfoque prático nos debates sobre sociologia no ensino médio na bahai, visto que a ufba é a única no estado a representar a licenciatura em ciso e necessita de maior participação nesta luta.

 

Postar um comentário

<< Home