30.7.07

DACISO presente no Fórum Social Nordestino!

Começará na quinta-feira, 02/08, o II Fórum Social Nordestino (FSNE), sediado em Salvador, nos campi da UFBA e da UNEB e no Balbininho. CLIQUE AQUI para obter mais informações no site do evento.
O DACISO realizará duas atividades no FSNE, sendo o único D.A/C.A de todo o Nordeste a realizar atividades no evento. Vejam abaixo e agendem-se para participar!
(1) Seminário - Do modelo que temos ao que queremos: discutindo as faces do desenvolvimento no Nordeste. Com Gey Espinheira (FFCH/UFBA), Carlos Milani (ADM/UFBA) e Genauto França (ADM/UFBA). Mediação: Tássia Camila.
Dia: 03/08 (sexta), às 9h, na sala 21 do PAF em Ondina.
A proposta da atividade é debater e problematizar as formas, contornos e raízes históricas do modelo de desenvolvimento aplicado na região Nordeste (latifúndio monocultor agroexportador) bem como a configuração atual deste modelo, agora imbricado com o neoliberalismo. Tal modelo deverá ser discutido a partir de quatro aspectos: (1) o latifúndio e a resistência a este; (2) o patriarcado e a consitituição de oligarquias que impedem o fortalecimento de uma democracia real e substantiva; (3) as origens do financiamento do modelo de desenvolvimento aplicado no Nordeste (governos em suas diversas escalas, instituições financeiras multilaterais, empresas nacionais e/ou multinacionais etc) e a contestação a estes agentes; (4) as possibilidades do fortalecimento de uma economia solidária em contraposição à ferocidade do mercado financeiro contemporâneo.
(2) Oficina - Novas formas e novos conteúdos: discutindo alternativas à crise do movimento estudantil. Com Felippe Ramos, Rafael Arantes, Antonio Rimaci e Tiago Lorenzo (diretores do DACISO).
Dia 03/08 (sexta), às 11h, na sala 04 do PAF 02 da UFBA, em Ondina.
O objetivo é debater e problematizar - de forma aberta - as formas, contornos e conteúdos do movimento estudantil atual (partidarização extrema, hierarquia e distanciamento do cotidiano dos estudantes, baixa participação, alta institucionalização e burocratização). Buscar-se-á apresentar experiências de renovação deste movimento e discutir possíveis alternativas para o resgate de seu potencial transformador em direção a democracia plena com justiça social.
Aviso: Por dificuldades no convite aos professores, o seminário "O Nordeste chora: pobreza, desigualdade e desemprego" foi cancelado.