18.6.07

II Fórum Social Nordestino

O Fórum Social Nordestino adentra as portas da nossa Faculdade

O Diretório Acadêmico de Ciências Sociais realizará nesta quarta-feira, 20/06/07, às 9:30h no Auditório (sala 8) da FFCH-UFBA, um evento de apresentação do Fórum Social Nordestino (FSNe).

Abaixo segue texto dos organizadores do FSNe para dimensionar a importância social, cultural e política deste momento para os baianos.

Todos estão convidados a comparecerem e se engajarem nesta luta. Na ocasião estaremos cadastrando voluntários! Seja você também um...

Quarta-feira, 20/06/07, às 9:30h na sala 8 da FFCH-UFBA!

Com Damien Hazard, da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e Taíse Chates, do Centro de Educação e Cultura Popular (CECUP) e da Rede de Jovens do Nordeste.


Texto dos organizadores:

E
ntre os dias 2 a 5 de agosto ocorrerá a segunda edição do Fórum Social Nordestino (FSNE) na cidade do Salvador, como parte do processo do Fórum Social Mundial. Oficinas e seminários autogestionados, conferências, festival de arte e de cultura, feira de economia solidária constituem algumas das atividades que serão organizadas no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). O principal objetivo do II FSNE: dar visibilidade e recolocar a questão social do Nordeste na agenda política nacional, assim como debater potencialidades e alternativas de projetos, fortalecendo a idéia de “Um outro Nordeste é possível”, relacionado a um outro Brasil possível.

A idéia do FSNE surgiu no 1o Fórum Social Brasileiro em Belo Horizonte (2003). Percebeu-se que não se poderia pensar no desenvolvimento do Brasil sem considerar a problemática social do Nordeste, para o qual o país possui uma dívida social histórica. Havia necessidade, portanto, de um intenso e amplo debate no Nordeste sobre o desenvolvimento da Região. Assim, o processo de mobilização em torno do FSNE começou em 2004, com a articulação dos movimentos sociais nos nove Estados da Região, e culminou no período de 24 a 27 de novembro, com a realização do primeiro Fórum em Recife. Desde então, se organizou diversas outras atividades e ações, como seminários e videoconferências sobre temas de interesse comum, a exemplo da transposição do Rio São Francisco.

A realização do II Fórum Social Nordestino em Salvador visa, portanto, dar continuidade a um processo e articulação, ambos inéditos no Nordeste. O contexto político, caracterizado pela mudança das forças políticas em boa parte da Região após as últimas eleições, justifica mais ainda a realização de tal evento por parte da sociedade civil organizada. Grandes questões merecem ação e atenção especial: a transposição do Rio São Francisco, a democratização das relações Estado/sociedade, o controle social das políticas públicas, a democratização da comunicação, o avanço do poder econômico e financeiro...

Os seis eixos temáticos do II FSNE foram construídos com base nos eixos do Fórum Social Mundial 2007, articulados com aspectos da problemática social do Nordeste no contexto da globalização. Foram definidos da seguinte forma:

1 – Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da natureza e da humanidade.
2 – Pelo acesso universal e garantia de bens e serviços públicos de qualidade que efetivem os direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais.
3 – Por outra economia e desenvolvimento: democrático, solidário, socialmente justo e ambientalmente sustentável.
4 – Pela construção de estruturas democráticas com participação da população nas decisões, controle social sobre o Estado e democratização da comunicação.
5 – Contra a violência, por uma cultura de Paz e Solidariedade, em defesa da autodeterminação e soberania dos povos.
6 – Pela igualdade, respeito à diversidade, eliminação de todas as formas de discriminação e pela garantia dos direitos humanos.

Coordenação executiva: Associação Brasileira de ONGs (Abong), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Cáritas Nordeste, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Rede de Educadores Populares do Nordeste e Rede Nacional Afro-LGBT.

Quem quiser se inscrever ou promover atividades deve acessar o site no período de 15 de junho a 10 de julho de 2007.

Participe do II Fórum Social Nordestino
Site: www.forumsocialnordestino.org.br (que estará em breve no ar).
Mais informações podem ser obtidas escrevendo para os e-mails: secretaria2fsne@yahoo.com.br e abongne2@uol.com.br

Fonte: http://www2.abong.org.br/final/informes_pag.php?cdm=18804