29.6.07

Relato da Reunião do Colegiado

Reunião do Colegiado de Ciências Sociais


27/06/07, quarta-feira, às 15h


A reunião do Colegiado estava prevista para as 15h. Todos chegaram a pensar que não haveria quórum. Estavam presentes na reunião: professor Marco Tromboni (coordenador então em exercício do Colegiado), Yolanda Paradella (Antropologia), Iracy Picanço (Educação), Andressa Freitas e Tássia Camila (representantes do DACISO no Colegiado), Felippe Ramos (diretor geral do DACISO), Rafael Arantes (representante do DACISO no departamento de sociologia) e a estudante de CISO Andreza (que redigiu a ata da reunião).

A professora Cecília Velasco, representante de Política, apareceu rapidamente alegando não poder permanecer na reunião por motivo de saúde. Professor Tromboni informou que a falta de quórum na reunião implicaria seu abandono imediato do cargo de coordenador. Além disso, o professor também esclareceu os problemas do Colegiado.

Às quatro da tarde chegaram os dois representantes do Departamento de Sociologia, Altino Bonfim e Mark Cravalho. Desta forma a reunião pôde proceder e o professor Marco Tromboni iniciou a sessão.

Iniciou-se a reunião pela eleição do Coordenador do Colegiado. Professor Marco Tromboni foi o único candidato ao cargo, porém anunciou que para que ele pôr seu nome à votação, os representantes do colegiado deveriam atender a três exigências (a primeira eleição que se tem notícia de que quem tem que prometer é o eleitor!):


1. Uma vez que o professor Tromboni já tem nove meses de gestão, o seu tempo de mandato não deveria contar a partir da data da eleição, mas sim a partir do dia que assumiu o colegiado. Ou seja, sua gestão deveria ser retroativa aos dias em que já coordena em exercício o Colegiado. Assim, serão realizadas novas eleições em agosto de 2008;

2. Ter um vice-coordenador eleito na mesma reunião e que este trabalhe conjuntamente com o Coordenador, auxiliando-o cotidianamente;

3. Que, enquanto coordenador, tivesse autoridade para coordenar (com pleonasmo) e que os membros do Colegiado devem efetuar funções delegadas por ele.


As condições foram aceitas com algumas insatisfações por parte do professor Altino Bonfim. O professor Tromboni foi eleito por unanimidade. O professor Mark Cravalho foi eleito vice-coordenador.


Finalizada a reunião de eleição, passou-se para a segunda reunião do dia.


Pautas:


- Análise e deliberação acerca dos processos de validação de diploma, permanência no curso, dilatação de prazo para conclusão de curso e aproveitamento de estudos;


Resultado: 23 processos foram divididos entre os cinco professores mais Cecília Velasco (ausente), para serem analisados e para que os professores tragam na próxima reunião um parecer a ser votado acerca do destino de cada estudante prestes ao jubilamento. A reunião do Colegiado com pauta específica para a votação dos pareceres será na próxima quarta, dia 04/07, às 15h.



–Reforma curricular;


Resultado: Houve muita polêmica nesta parte. O professor Altino transpareceu não legitimar o Colegiado como última instância decisória acerca de reforma curricular (posição defendida pelo DACISO em seu movimento pela reestruturação do Colegiado). Ele propôs uma reunião entre os chefes de Departamentos e Tromboni. O DACISO rebateu dizendo que a reunião deve ser do Colegiado com convite especial aos chefes de Departamento. O DACISO saiu vitorioso. Foi marcada uma reunião especial ampliada do Colegiado com convite aos chefes de Departamento e aos professores que compuseram as comissões departamentais para a elaboração do projeto de reforma curricular. Será dia 15/08, às 14h, no Auditório da FFCH. Altino se retirou da reunião por motivos de compromissos agendados. A professora Iracy Picanço apoiou nossa posição e combateu a do professor Altino, bem como notamos o apoio da professora Yolanda. O professor Mark não se manifestou.


– O que ocorrer.

Finalizando, o professor Tromboni perguntou se haveria alguma pauta em o que ocorrer. Informamos a reivindicação do DACISO de que a pré-matrícula não seja critério para a matrícula web, excepcionalmente esse semestre, devido à sua divulgação apressada por parte do Colegiado (a ampla mobilização do DACISO e o uso do blog para a pré-matrícula web não foram suficientes para que todos os estudantes soubessem e efetivassem a pré-matrícula em tão curto espaço de tempo, o que acarretou que pouco mais de 35% dos estudantes a fizeram). O professor Tromboni apresentou inicialmente uma postura contrária e defendeu sua posição, mas em seguida concordou com nossa reivindicação de caráter excepcional e todos os membros do Colegiado aprovaram a reivindicação.