21.9.07

Charge do dia

2 Comments:

At 22 setembro, 2007 16:22, Anonymous Anônimo said...

Eu acho que a votação deve ser secreta! É um principio básico do Direito você não se expor. Se o voto no pleito eleitoral é secreto, porque o voto no parlamento seria aberto? Porque foram eleitos pelo povo? Então tem algo errado...Ou tem legitimidade para representar o povo ou é melhor acabar de vez com a Democracia....
Por mim acaba...a Democracia nunca serviu de nada mesmo. Só enrolação, enganação e ilusão. Nunca me senti numa democracia, até porque isso nunca existiu e nunca existirá de forma plena. E a representativa é risível, até porque questionam com charges como essa...

 
At 22 setembro, 2007 19:59, Anonymous Anônimo said...

Secreto. Segredo. Anonimato.

Tudo é válido a depender do contexto e do que está em jogo. Defendo, por exemplo, seu direito de postar anonimamente, visando a preservação de sua imagem pública após uma opinião como esta.

No entanto, discordo plenamente de vc. O princípio da democracia e da representatividade implica dois movimentos. Um: voto secreto para o cidadão ter a liberdade de exercício da consciência sem constrangimentos externos (coronelismo e voto de cabresto). Dois: voto aberto nas câmaras representativas para que o cidadão conheça e julgue o comportamento daquele que elegeu para lhe representar.

Os parlamentares não são o Leviatã ao qual o cidadão repassa totalmente sua soberania. O voto secreto por parte dos representantes afasta o princípio da representatividade, pois este implica diretamente no julgamento consciente dos cidadãos.

 

Postar um comentário

<< Home