22.9.07

Tropa de Elite

O caso do filme Tropa de Elite, que chegou aos camelôs de todo o país inacabado e antes da estréia no cinema, reacendeu os ânimos da discussão sobre a pirataria e, em última instância, acerca da propriedade intelectual, dos direitos autorais e até do trabalho imaterial na sociedade pós-industrial. O papel da mídia, nesse contexto, tem sido, como de costume, amplificar as vozes reacionárias dos interesses das megacorporações. O pessoal da revista Cinética, por sua vez, estabelece um rico contraponto:
.
"Mas não nos enganemos, ser a favor ou contra a pirataria é uma falsa questão. Ela existe porque criamos as condições técnicas e sociais para sua existência, e essas condições nos interessam. Resumir a pirataria a uma atividade criminosa é a melhor maneira de defendermos poderes anti-democráticos, mas ao mesmo tempo ela não resolve os problemas do capitalismo contemporâneo. A pirataria nos coloca um desafio complexo, que deve implicar uma grande parte da sociedade, e o Brasil tem condições de atuar de maneira absolutamente pioneira em um dos mais importantes debates que se apresenta. Este debate implica uma revisão das noções industriais de propriedade, um debate imposto pelas ruas."
.
Leia aqui a íntegra.

3 Comments:

At 23 setembro, 2007 12:56, Anonymous Anônimo said...

Creio que o surgimento do filme pirateado antes do lançamento foi uma estratégia de marketing. Pra mim isso está bem claro.

 
At 25 setembro, 2007 19:28, Anonymous Anônimo said...

Boa especulação, Gutch. Faz muito sentido, sim.

E quanto aos boatos de que o filme está incompleto: é mentira! Assisti hoje e o final é ótimo. Vale a pena assistir.

 
At 01 outubro, 2007 10:09, Anonymous Anônimo said...

como o brasil deve atuar,coocado o preto, pmiserável na cadeia porque estava vendendo um cd pirata?
A legislãção de prorpriedade intelectua não e clara, na pratica é possivel existir uma instancia maior sem ser as ruas o plágio, e não será o negui que mora no calabetão que vai fazer issem, em?

 

Postar um comentário

<< Home