9.10.07

Aprovação do Estatuto

Enfim, depois de duas reuniões e três Assembléias, o Estatuto do Centro Acadêmico de Ciências Sociais foi aprovado. Fruto de uma discussão ampla e construção democrática, o texto estabelece normas de conduta, previsibilidade de ações, e, dessa forma, extirpa a possibilidade das ações da entidade serem pautadas apenas pelos gostos, vontades e preferências individuais; agora, ocorre um descolamento da entidade em relação aos sujeitos.
A aprovação do texto configura o primeiro passo para a aquisição de personalidade jurídica e o nascimento da instituição na esfera do Direito, de forma a poder figurar nas relações jurídicas e abrir contas bancárias, facilitando a fiscalização financeira, a realização de eventos mais complexos (como o ENECS), a propositura de ações para defender interesses difusos e coletivos do corpo social. A partir de quarta-feira (10/10/07), o texto estará disponível na copiadora de Filosofia.
Por todos os motivos modestamente expostos acima, esta foi uma conquista importante, estratégica e histórica do corpo discente do curso de Ciências Sociais. Parabéns a todos que participaram desse processo.
Só para constar...a imagem acima logo (o logo) será mudada. De D para C!
O CACiSO manda um abraço a todos.

3 Comments:

At 16 outubro, 2007 11:43, Blogger Cândido Vinícius said...

Seria interessante, que houvesse o apoio do nosso C.A. ao Movimento de Ocupação da Reitoria da UFBA, pois assim o C.A. est6aria a construir conosco a luta contra a degradação da Universidade...
Infelizmente o processo "democrático" não pode ser acompanhado por muitos estudantes de Ciências Sociais da UFBA, pois estes estavam empenhados numa causa maior...
Sinto não ter participado, e espero que não tenha sido oportuna para o C.A., a assembléia estatuinte num momento tão frágil pro Movimento Estudantil...
Pois Assembléia ao mesmo tempo de uma tensão na Ocupação parece até piada...

 
At 17 outubro, 2007 00:32, Anonymous Anônimo said...

O que vc quer dizer com "muitos estudantes de ciências sociais estava empenhados numa causa maior"? Quantos estudantes, dentre os 550 matriculados, estavam na ocupação?

O processo foi claramente democrático: cinco assembléias estatuintes ao longo da gestão, comissão estatuinte aberta e mais duas reuniões para estabelecimento de consensos com pessoas e forças políticas que apresentaram ressalvas ao Estatuto apresentado. Mas tem gente que usa o argumento da democracia para tentar emperrar as coisas. São exatamente as mesmas pessoas que, em uma única assembléia, aprovam que são contra o REUNI sem discutir exaustivamente o seu teor.

Pelo contrário, o Estatuto foi tão exaustivamente debatido que os estudantes não aguentavam mais e quiseram aprová-lo.

Mas numa coisa vc está certo: o movimento estudantil está frágil. E vc parece ser uma das pessoas que o tem fragilizado.

 
At 13 novembro, 2007 00:07, Anonymous Anônimo said...

A aprovação do Estatuto foi um processo demorado e aberto, do qual variadas forças políticas e estudantes participaram. É importante destacar que a data da Assembléia Estatuinte foi marcada com bastante antecedência, que a aprovação era uma demanda urgente e relevante e que os estudantes reconheceram a importância ao comparecerem.

É oportuno frisar que existe uma diferença entre democracia e democratismo que é quando o primeiro termo é usado como bandeira INSRUMENTAL para barrar processos e iniciativas por mais que sejam exaustivamente debatidos e democraticamente construídos, perdendo seu cunho principiológico e servindo para mascarar discursos fáceis e demagógicos.

Pois é, talvez a citada fragilidade decorra de práticas vis como o democratismo

 

Postar um comentário

<< Home