15.10.07

Capes libera avaliação de cursos de pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou o desempenho de cursos de mestrado e doutorado no país. Foram avaliados 2.266 programas de pós-graduação de um total de 3.409 cursos, sendo 2.070 de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de mestrado profissional.

De acordo com a Capes, 91 programas (4% do total) não foram renovados por terem apresentado desempenho aquém do necessário. Outros 219 programas, ou 9,6% do total, são doutorados com nível de excelência A avaliação envolve aspectos como a produção científica dos cursos, a formação de mestres e doutores, o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições e a infra-estrutura de ensino e pesquisa.

As notas variam de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 são descredenciados pela Capes. A nota 4, para bom desempenho e a 3, para o padrão mínimo de qualidade. A nota 5, para cursos com alto nível de desempenho é o o maior conceito admitido para programas que ofereçam apenas mestrado. As notas 6 e 7 são atribuídas a cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.

Dos programas avaliados, 801 tiveram conceito 4; 677, conceito 3. O terceiro maior grupo -- 478 programas -- ficou com nota 5. No total, apenas 219 cursos obtiveram pontuação 6 e 7 (144 tiveram nota 6, e 75 tiveram nota 7).

As instituições com baixo desempenho terão prazo de 30 dias, a partir desta quarta, para entrar com pedidos de recurso. Os resultados finais do processo essão previstos para dezembro.

Entre as razões para o descredenciamento, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, explica que estão programas que vinham caindo nas avaliações anteriores e que não foram socorridos pelas instituições, programas prematuros ou antigos que nunca evoluíram da nota 3.

Para evitar cair nesta armadilha, ele sugere que o aluno, antes de escolher um curso de pós-graduação na sua cidade ou região, visite a página da Capes na Internet e verifique o desempenho dos programas. Ele deve ver antes de decidir, explica, se as notas vêm crescendo ou caindo.

Este é o 15º relatório divulgado pela Capes desde que o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Nacional foi implantado, em 1976. A análise deste ano foi feita por cerca de 700 consultores de 45 áreas.

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA obteve um apertado 4...

Clique aqui e veja a relação completa.