29.6.07

A capa da Veja que gostaríamos de ver

Clique na imagem para ampliá-la.

Relato da Reunião do Colegiado

Reunião do Colegiado de Ciências Sociais


27/06/07, quarta-feira, às 15h


A reunião do Colegiado estava prevista para as 15h. Todos chegaram a pensar que não haveria quórum. Estavam presentes na reunião: professor Marco Tromboni (coordenador então em exercício do Colegiado), Yolanda Paradella (Antropologia), Iracy Picanço (Educação), Andressa Freitas e Tássia Camila (representantes do DACISO no Colegiado), Felippe Ramos (diretor geral do DACISO), Rafael Arantes (representante do DACISO no departamento de sociologia) e a estudante de CISO Andreza (que redigiu a ata da reunião).

A professora Cecília Velasco, representante de Política, apareceu rapidamente alegando não poder permanecer na reunião por motivo de saúde. Professor Tromboni informou que a falta de quórum na reunião implicaria seu abandono imediato do cargo de coordenador. Além disso, o professor também esclareceu os problemas do Colegiado.

Às quatro da tarde chegaram os dois representantes do Departamento de Sociologia, Altino Bonfim e Mark Cravalho. Desta forma a reunião pôde proceder e o professor Marco Tromboni iniciou a sessão.

Iniciou-se a reunião pela eleição do Coordenador do Colegiado. Professor Marco Tromboni foi o único candidato ao cargo, porém anunciou que para que ele pôr seu nome à votação, os representantes do colegiado deveriam atender a três exigências (a primeira eleição que se tem notícia de que quem tem que prometer é o eleitor!):


1. Uma vez que o professor Tromboni já tem nove meses de gestão, o seu tempo de mandato não deveria contar a partir da data da eleição, mas sim a partir do dia que assumiu o colegiado. Ou seja, sua gestão deveria ser retroativa aos dias em que já coordena em exercício o Colegiado. Assim, serão realizadas novas eleições em agosto de 2008;

2. Ter um vice-coordenador eleito na mesma reunião e que este trabalhe conjuntamente com o Coordenador, auxiliando-o cotidianamente;

3. Que, enquanto coordenador, tivesse autoridade para coordenar (com pleonasmo) e que os membros do Colegiado devem efetuar funções delegadas por ele.


As condições foram aceitas com algumas insatisfações por parte do professor Altino Bonfim. O professor Tromboni foi eleito por unanimidade. O professor Mark Cravalho foi eleito vice-coordenador.


Finalizada a reunião de eleição, passou-se para a segunda reunião do dia.


Pautas:


- Análise e deliberação acerca dos processos de validação de diploma, permanência no curso, dilatação de prazo para conclusão de curso e aproveitamento de estudos;


Resultado: 23 processos foram divididos entre os cinco professores mais Cecília Velasco (ausente), para serem analisados e para que os professores tragam na próxima reunião um parecer a ser votado acerca do destino de cada estudante prestes ao jubilamento. A reunião do Colegiado com pauta específica para a votação dos pareceres será na próxima quarta, dia 04/07, às 15h.



–Reforma curricular;


Resultado: Houve muita polêmica nesta parte. O professor Altino transpareceu não legitimar o Colegiado como última instância decisória acerca de reforma curricular (posição defendida pelo DACISO em seu movimento pela reestruturação do Colegiado). Ele propôs uma reunião entre os chefes de Departamentos e Tromboni. O DACISO rebateu dizendo que a reunião deve ser do Colegiado com convite especial aos chefes de Departamento. O DACISO saiu vitorioso. Foi marcada uma reunião especial ampliada do Colegiado com convite aos chefes de Departamento e aos professores que compuseram as comissões departamentais para a elaboração do projeto de reforma curricular. Será dia 15/08, às 14h, no Auditório da FFCH. Altino se retirou da reunião por motivos de compromissos agendados. A professora Iracy Picanço apoiou nossa posição e combateu a do professor Altino, bem como notamos o apoio da professora Yolanda. O professor Mark não se manifestou.


– O que ocorrer.

Finalizando, o professor Tromboni perguntou se haveria alguma pauta em o que ocorrer. Informamos a reivindicação do DACISO de que a pré-matrícula não seja critério para a matrícula web, excepcionalmente esse semestre, devido à sua divulgação apressada por parte do Colegiado (a ampla mobilização do DACISO e o uso do blog para a pré-matrícula web não foram suficientes para que todos os estudantes soubessem e efetivassem a pré-matrícula em tão curto espaço de tempo, o que acarretou que pouco mais de 35% dos estudantes a fizeram). O professor Tromboni apresentou inicialmente uma postura contrária e defendeu sua posição, mas em seguida concordou com nossa reivindicação de caráter excepcional e todos os membros do Colegiado aprovaram a reivindicação.

28.6.07

Organizações/movimentos do Fórum Social Nordestino no 2 de julho

As organizações e movimentos que integram o Fórum Social Nordestino, dentre elas o DACISO, convidam todas/os as/os baianas/os a comparecerem à Praça Municipal neste 2 de Julho, segunda-feira, às 14h para darmos um grito de verdadeira liberdade... Após o desfile oficial dos militares e dos governos que dizem que está tudo bom, nós, cidadãs e cidadãos, vamos mostrar que tem muita coisa errada e que estamos na luta por um outro Nordeste e por uma Bahia justa!

O quê: Organizações/movimentos do Fórum Social Nordestino no 2 de julho

Quando: 2 de julho às 14h

Onde: Praça Municipal


Trechos da Carta de Princípios:

“O II FSNE será um espaço de discussões democrático e plural voltado para o aprofundamento do debate de idéias, formulação de proposições, livre troca de experiências e articulação para ações coletivas de organizações e movimentos da sociedade civil que se opõem a todas as formas de opressão, aos fundamentalismos, ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.

O II FSNE defende o respeito aos Direitos Humanos, a prática democrática participativa, as relações igualitárias, solidárias e pacíficas entre pessoas, etnias, gêneros e povos, pelo respeito e conservação do meio-ambiente.

O II FSNE, como parte do processo de resistência global e construção de alternativas, estimulará as organizações e movimentos sociais que dele participam a situar suas ações no nível local, regional e nacional, buscando uma inserção internacional na agenda coletiva e inovadora da sociedade civil planetária.”


O II Fórum Social Nordestino acontecerá simultaneamente na UFBA e na UNEB entre os dias 2 e 5 de agosto deste ano.


Mais informações, clique aqui.


Links de interesse

A Constituição do Comum
Clique aqui

II Colóquio Empirismo, Fenomenologia e Gramática
Clique aqui

Atividades pré-ENECS

Aos interesssados em viajar para o ENECS:

Estamos na luta para conseguir o ônibus para a viagem.

Segue o calendário de atividades para arrecadação de fundos e de preparação para o evento. O critério para a seleção de quem vai viajar é o de participação nestas atividades. Este critério foi acordado em Assembléia.

Pedágios:

10/07/2007 (terça-feira) - Ondina (em frente as gordinhas da Adhemar de Barros); 11:00h.
13/07/2007 (sexta-feira) - Iguatemi (em frente ao shopping); Horário: 16:00h.
18/07/2007 (quarta-feira) - Garibaldi (ponto de encontro: no ponto de ônibus de Geociências); 11:00h.

Obs. Todos devem estar com camisas do curso para melhor identificação visual do grupo.

Reuniões Pré-ENECS:

06/07/2007 (sexta-feira): Biblioteca central, 10:00h.
Objetivo: apresentação do encontro, sua relevância e explicar o processo de seleção e arrecadação de verbas para a viagem.
17/07/2007 (terça-feira): Biblioteca central, 15:00 hrs. Discussão dos temas a serem tratados nos GTs deliberativos no ENECS.

Lembramos que a venda da rifa também será um modo de arrecadação e critério de participação.

É importante que todos os interessados participem!

22.6.07

Reunião do Colegiado

O Colegiado do Curso de Ciências Sociais se reunirá na próxima quarta-feira, dia 27 de junho de 2007, às 15:00h, na sala do Colegiado, tendo como ponto de pauta:

- Eleição do Coordenador e Vice-coordenador do Colegiado;

- Análise e deliberação acerca dos processos de validação de diploma, permanência no curso, dilatação de prazo para conclusão de curso e aproveitamento de estudos;

– Reforma curricular;

– O que ocorrer.

São representantes estudantis no Colegiado, conforme composição da Diretoria ao lado divulgada:

Tássia Camila (2006)
Andressa Ribeiro (2005)

Além da presença dos representantes estudantis (com direito a voto), todos os estudantes podem comparecer para ver de perto como funcionam as estruturas institucionais de nossa universidade e faculdade. Esta será uma reunião importantíssima e pode se configurar num marco histórico: do Colegiado burocrático a um Colegiado verdadeiramente existente (institucional e politicamente).

O Diretório Acadêmico de Ciências Sociais tem trazido à tona a necessidade de reconstruirmos tão importante instância e através de nossos representantes nos Departamentos e no Colegiado, bem como na Congregação, têm articulado amplo movimento em defesa do nosso curso e de suas instituições internas.

O Paradoxo da Espera do Ônibus




Ai ai

Me parece uma cidade cujo direito à meia passagem é administrado pelo sindicato dos donos de ônibus e não pelo poder público e onde entidade estudantil faz acordos estranhos com esses donos...

Que viagem que eu pensei agora!

20.6.07

Universidade fora do armário

NA FFCH

Rua Aristides Novis, 197 - Federação

19 DE JUNHO - TERÇA-FEIRA no Casarão

11:00 - Bate-papo sobre o ENUDS (Encontro Nacional de

Diversidade Sexual) com a Coordenação Nacional:

Wesley Francisco - Centro Acad. de História

Alter Fernandez - DCE-UFBA

20 DE JUNHO - QUARTA-FEIRA na Sala 08

11:00 - Debate “Invisibilidade Lésbica”

com Rosângela Castro - Psicóloga

e Ana Reis - NEIM

21 DE JUNHO - QUINTA-FEIRA na Sala 08

11:00 - Debate “Heterossexualidades , Identidade Gay

Consumo” com Prof. Dr. Ricardo Líper e Adriana

Prates ( Socióloga)

22 DE JUNHO - SEXTA-FEIRA no Pátio

FESTA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA GLBT DA UFBA

13:00 - Encenação da peça GUILDA

14:30 - Presença de Eneyda (Drag Queen Performance)

15:00 - Pista com Bate-Cabelo, Rock e Funk

18:00 - Show com Banda Solange, Tô Aberta!

(Drag-Funk-Punk)

Moção de Apoio à ocupação da USP

Aprovada em Assembléia (14/06/07)


Nós, estudantes de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia, nos solidarizamos e apoiamos, integralmente, as ocupações das reitorias da USP e outras de caráter semelhante que ocorrem em todo país, ratificando suas respectivas lutas, resistências e a maturidade dos estudantes, funcionalismo e corpos docentes organizados no enfrentamento aos ataques neoliberais e ao recorrente sucateamento da política no Brasil.

As reivindicações são não apenas legitimas como muitas são pautadas quotidianamente na nossa instituição em prol da autonomia e de melhorias estruturais, científicas e pedagógicas em defesa de uma universidade pública gratuita e de qualidade.

Repudiamos a criminalização dos movimentos de ocupação por parte da grande mídia e os decretos impostos pelo governo Serra que atacam diretamente a autonomia da Universidade, restringindo e burocratizando ainda mais seu papel social.

Em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade!

  • Contra os decretos autoritários e reacionários de José Serra!
  • Contra os ataques neoliberais à educação pública!
  • Pela autonomia universitária!

CEB Golpista

O Diretório Acadêmico de Ciências Sociais deslegitima o Conselho de Entidades de Base (CEB) auto-convocado do dia 14 de junho de 2007, proposto inicialmente pelo C.A de Administração, por seu caráter golpista e sectário, muito mais objetivando tomar frente do conselho de entidades do que propriamente defendendo os interesses dos estudantes e da universidade com um todo.

Caracterizamos o episódio como um movimento oportunista e tendencioso que tenta utilizar pautas reais do ME, como a discussão do projeto Universidade Nova, para erguer-se enquanto situação e sobrepujar a gestão recém eleita do DCE há cinco dias de tomar a posse.

Ata da Assembléia Geral do DA CiSO

Baixe aqui a Ata da Assembléia Geral dos Estudantes de Ciências Sociais da UFBA, realizada no dia 14 de junho de 2007. A ata será assinada por 3 testemunhas além do Diretor geral e do Secretário geral.

19.6.07

Atenção colegas bolsistas do PIBIC!

Caros(as) colegas bolsistas do PIBIC,

Informamos a todos que houve mudança na data de submissão do relatório final do PIBIC. A NOVA DATA SERÁ ATÉ 03 DE JULHO.

ENECS - Reunião Remarcada

Aos interessados em ir ao Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais (ENECS) a ser realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói:

Nesta quarta-feira, 27/06/07, ocorrerá, às 10h na sala do DACISO uma reunião sobre as formas alternativas de financiamento do ônibus para a viagem.

Conforme aprovado em Assembléia, a participação nas atividades de arrecadação de recursos financeiros (rifa, pedágios, taxa, livro de ouro etc) será o critério primordial para a garantia de vaga no ônibus.

A cada qual conforme seu trabalho.

18.6.07

II Fórum Social Nordestino

O Fórum Social Nordestino adentra as portas da nossa Faculdade

O Diretório Acadêmico de Ciências Sociais realizará nesta quarta-feira, 20/06/07, às 9:30h no Auditório (sala 8) da FFCH-UFBA, um evento de apresentação do Fórum Social Nordestino (FSNe).

Abaixo segue texto dos organizadores do FSNe para dimensionar a importância social, cultural e política deste momento para os baianos.

Todos estão convidados a comparecerem e se engajarem nesta luta. Na ocasião estaremos cadastrando voluntários! Seja você também um...

Quarta-feira, 20/06/07, às 9:30h na sala 8 da FFCH-UFBA!

Com Damien Hazard, da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e Taíse Chates, do Centro de Educação e Cultura Popular (CECUP) e da Rede de Jovens do Nordeste.


Texto dos organizadores:

E
ntre os dias 2 a 5 de agosto ocorrerá a segunda edição do Fórum Social Nordestino (FSNE) na cidade do Salvador, como parte do processo do Fórum Social Mundial. Oficinas e seminários autogestionados, conferências, festival de arte e de cultura, feira de economia solidária constituem algumas das atividades que serão organizadas no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). O principal objetivo do II FSNE: dar visibilidade e recolocar a questão social do Nordeste na agenda política nacional, assim como debater potencialidades e alternativas de projetos, fortalecendo a idéia de “Um outro Nordeste é possível”, relacionado a um outro Brasil possível.

A idéia do FSNE surgiu no 1o Fórum Social Brasileiro em Belo Horizonte (2003). Percebeu-se que não se poderia pensar no desenvolvimento do Brasil sem considerar a problemática social do Nordeste, para o qual o país possui uma dívida social histórica. Havia necessidade, portanto, de um intenso e amplo debate no Nordeste sobre o desenvolvimento da Região. Assim, o processo de mobilização em torno do FSNE começou em 2004, com a articulação dos movimentos sociais nos nove Estados da Região, e culminou no período de 24 a 27 de novembro, com a realização do primeiro Fórum em Recife. Desde então, se organizou diversas outras atividades e ações, como seminários e videoconferências sobre temas de interesse comum, a exemplo da transposição do Rio São Francisco.

A realização do II Fórum Social Nordestino em Salvador visa, portanto, dar continuidade a um processo e articulação, ambos inéditos no Nordeste. O contexto político, caracterizado pela mudança das forças políticas em boa parte da Região após as últimas eleições, justifica mais ainda a realização de tal evento por parte da sociedade civil organizada. Grandes questões merecem ação e atenção especial: a transposição do Rio São Francisco, a democratização das relações Estado/sociedade, o controle social das políticas públicas, a democratização da comunicação, o avanço do poder econômico e financeiro...

Os seis eixos temáticos do II FSNE foram construídos com base nos eixos do Fórum Social Mundial 2007, articulados com aspectos da problemática social do Nordeste no contexto da globalização. Foram definidos da seguinte forma:

1 – Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da natureza e da humanidade.
2 – Pelo acesso universal e garantia de bens e serviços públicos de qualidade que efetivem os direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais.
3 – Por outra economia e desenvolvimento: democrático, solidário, socialmente justo e ambientalmente sustentável.
4 – Pela construção de estruturas democráticas com participação da população nas decisões, controle social sobre o Estado e democratização da comunicação.
5 – Contra a violência, por uma cultura de Paz e Solidariedade, em defesa da autodeterminação e soberania dos povos.
6 – Pela igualdade, respeito à diversidade, eliminação de todas as formas de discriminação e pela garantia dos direitos humanos.

Coordenação executiva: Associação Brasileira de ONGs (Abong), Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Cáritas Nordeste, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Rede de Educadores Populares do Nordeste e Rede Nacional Afro-LGBT.

Quem quiser se inscrever ou promover atividades deve acessar o site no período de 15 de junho a 10 de julho de 2007.

Participe do II Fórum Social Nordestino
Site: www.forumsocialnordestino.org.br (que estará em breve no ar).
Mais informações podem ser obtidas escrevendo para os e-mails: secretaria2fsne@yahoo.com.br e abongne2@uol.com.br

Fonte: http://www2.abong.org.br/final/informes_pag.php?cdm=18804

Seminário de Cinema inscreve participantes

Já estão abertas as inscrições para o III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que acontece entre os dias 9 e 14 de julho, em Salvador, no Teatro Castro Alves. Os interessados devem consultar o site do evento (www.seminariodecinema.com.br). Promoção da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da VPC Cinemavídeo, a edição do seminário deste ano já tem confirmada a participação de Massimo Canevacci (Univeristà La Sapienza, de Roma), Michel Marie (Sorbonne, Paris VII), Daniel Diaz Torres (Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de Los Baños, Cuba), Afrânio Catani (USP), Olgária Mattos (USP), Ivana Bentes (URFJ), Maria Teresa Ventura (URFJ), Claude Murcia (Sorbonne University), Walter Carvalho (diretor de fotografia), Cláudio Assis (cineasta), Edgard Navarro (cineasta), Mimmo Calopresti (cineasta), Fernando Trueba (cineasta) e Tariq Ali (escritor). Estão programadas seis mesas-redondas, sobre assuntos como a narrativa, poética, estética e política do filme, cinema política contemporâneo e, dentre outros, a história do cinema baiano. Também serão projetados filmes inéditos na Bahia e no Brasil, entre eles “Juventude em marcha” (Pedro Costa ), “Volevo solo vivere” (Mimmo Calopresti), “Baixio das bestas” (Cláudio Assis), “Joy soy la Juani” (Bigas Luna), “Santiago” (João Moreira Sales) e “A scanner darkly” (Richard Linklater). Respaldado pelo sucesso das edições anteriores, o III Seminário conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Petrobras, dois dos principais incentivadores de projetos culturais no Brasil.

Fonte: http://www.portal.ufba.br/ufbaempauta/2007/junho/sabado16/cinema

13.6.07

Assembléia Geral Extraordinária

O DACISO convoca todos os colegas para a I Assembléia Geral Extraordinária da nossa gestão.

Será realizada no dia 14/06/07, quinta, às 11h, no Auditório da FFCH.

Pauta:
  1. Informes da gestão;
  2. Balanço ERECS/SBS;
  3. Realização da viagem ao ENECS;
  4. Formação da comissão eleitoral;
  5. Submissão para apreciação da I Prestação Geral de Contas da gestão aprovada em reunião da diretoria;
  6. Movimento de reestruturação do Colegiado
  7. Mobilização por melhorias na FFCH;
  8. Cadastramento de voluntários para a II SEMCISO;
  9. O que ocorrer.

Ocupação da Reitoria da UFBA

A UEB - União dos Estudantes da Bahia - durante o seu COEEB - Conselho
Estadual de Entidades de Base da Bahia - aprovou a adesão do Movimento
Estudantil baiano ao Dia Nacional de Mobilização nas Universidades Públicas
em defesa da educação e do Brasil, sendo este um dia nacional de Ocupações em
solidariedade aos estudantes acampados na Reitoria da Universidade de São Paulo
(USP)
e em defesa da Universidade Pública. A ocupação vem resistindo bravamente
a 41 dias e pleiteia, entre outras coisas, a manutenção da autonomia universitária.

A ocupação da Reitoria da UFBA será nesta quinta-feira, dia 14
de junho às 07:00h da manhã. Convocamos todas e todos a participarem dessa
atividade
e fazer um dia inteiro de debates, manifestações, em defesa da educação
brasileira e
pelo fortalecimento da Universidade Pública, contra os ataques neoliberais.

QUINTA-FEIRA, 14 DE JUNHO, ÀS 07 HORAS, TODOS COM BARRACAS
E COLCHONETES PARA OCUPAR A REITORIA DA UFBA E LUTAR
PELA MELHORIA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA.

Sarah Reis
Diretora de Cultura da UEB

Leia a pauta de reivindicações do "Dia Nacional de Mobilização nas Universidades Públicas"

Dia Nacional de Mobilização nas Universidades Públicas em defesa da educação e do Brasil.

A União Nacional dos Estudantes toma a iniciativa de convocar e
organizar mobilizações em diversas Universidades Federais espalhadas por
todo o Brasil a fim de garantir melhores condições de ensino para todos.
Entendemos que a Universidade brasileira vive um impasse: a necessidade de
uma ampla reforma e ampliação das instituições versus o contingenciamento
de verbas para a educação.

É urgente que a sociedade, a comunidade universitária e o governo
coloquem de fato a educação como prioridade e bem estratégico para o
desenvolvimento do país, destinando a ela os recursos necessários. A
manutenção de uma política econômica que privilegie os juros altos e um
elevado superávit primário é incompatível com a aplicação de mais
investimentos na educação.

A Universidade Pública brasileira precisa passar por um radical processo
de democratização de sua estrutura. O número reduzido de vagas é o motivo
principal da exclusão que hoje observamos no sistema de ensino superior no
Brasil. Por isso, a UNE defende a imediata ampliação de vagas,
principalmente no período noturno.

Mas entendemos que para que isso seja feito de forma conseqüente com a
garantia de qualidade do ensino oferecido, essa ampliação deve vir junto
com a aplicação de autonomia administrativa e de gestão financeira das
universidades que permita, entre outras coisas, a contratação imediata
através de concurso público de novos professores e técnico-administrativos
e ampliação das estruturas físicas e materiais necessárias.

Reivindicamos ainda a criação imediata de um Plano Nacional de
Assistência Estudantil – com rubrica orçamentária específica - capaz de
criar mecanismos que garantam a permanência dos alunos carentes na
Universidade até o fim de seus cursos.

A UNE se solidariza com todos os processos de ocupação de Universidades
públicas já deflagrados. Essas manifestações são legítimas e são reflexo
dos problemas vividos pela situação educacional brasileira. Sua resolução
deve se dar com base na negociação e diálogo, e não através do uso da
violência da Polícia Militar.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA UNE:

• Pela derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação, garantindo
dessa forma o investimento de 7% do PIB destinado à educação. Só com a
garantia de ampliação dos investimentos é possível discutir com
conseqüência a necessária expansão da Universidade Pública assegurando a
qualidade de ensino, pesquisa e extensão oferecidos por esta. Defendemos
ainda imediata mudança da política econômica implementada pelo Governo
Federal. Fim dos juros altos e do superávit primário!

• Pela criação de um Plano Nacional de Assistência Estudantil com
rubrica orçamentária específica que contemple a necessidade de criação e
ampliação de creches, Restaurantes Universitários, moradia estudantil,
financiamento para o transporte, bolsas de auxílio aos estudantes carentes.

• Autonomia administrativa e de gestão financeira para as Universidades.
Imediata contratação de mais professores e técnico-administrativos, através
de concurso público. Democratização da Universidade em todos os âmbitos.
Paridade nos Conselhos Universitários e nas eleições diretas para Reitor.

Uniao Nacional dos Estudantes
Junho 2007

12.6.07

XIII Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste

Cultura, Identidade e Diferença

Período: 03 a 06 de Setembro de 2007

Local do Encontro:
Centro Cultural e de Exposições de Maceió

Para mais informações, clique aqui.

São Lázaro no Congresso Brasileiro de Sociologia 2007: presente!

A turma da FFCH-UFBA.

11.6.07

ECCO - Encontro de Cultura Colaborativa

Organização:

Governo Federal: Cultura Viva, Casa Brasil.

Governo da Bahia: Secretaria de Cultura, Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Quando: 10 a 16 de junho de 2007.

Onde: Salvador, Bahia.

Site: www.culturacolaborativa.net

Acontece em Salvador o Encontro de Cultura Colaborativa, que reunirá pessoas dos Pontos de Cultura, da Cultura Digital, Casa Brasil, Infocentros da Bahia, entre outros, para discutir temas diversos como Políticas Públicas, Economia Solidária, Cultura Colaborativa, Diversidade, Democratização das Comunicações, abordando enfoques tais como Gênero e Tecnologia, Cultura Popular, Multimídia, Redes Virais, Cultura Livre, Licenças Livres, Comunicação Comunitária, Cibercultura, Metareciclagem, Gestão Cultural, Patrimônio Imaterial entre outros.

O objetivo do Encontro de Cultura Colaborativa é a consolidação de projetos de inclusão social, cultural e digital em âmbito estadual e nacional, para promover a compreensão comum sobre os projetos e suas potencialidades, incentivar a reflexão crítica e ética sobre projetos sociais e, também, estabelecer a cultura de colaboração entre as ações do Casa Brasil, do Cultura Viva, da Secult e da Secti. O encontro deve propiciar a convergência de objetivos das ações e a produção colaborativa de conteúdo para a rede formada pelas quatro instituições.

7.6.07

Congresso da UNE

A apuração das urnas da eleição dos delegados da UFBA para o 50º CONUNE (Congresso da UNE) revelou os seguintes resultados: 8 delegados da União da Juventude Ssocialista(UJS)/ Flores de Maio, 7 do O Trabalho (PT), 5 da Articulação de Esquerda (PT) e 2 da Ação Popular Socialista (APS/PSOL). Daqui da UFBA sairão 22 delegados.

É o primeiro Congresso da UNE após a modificação da representação delegada "por curso" por "por universidade". Ausência marcante do processo eleitoral foram os debates programáticos e de idéias. Este Diretório lamenta que a UNE e suas forças políticas constitutivas não discuta com seus ditos representados.

Carta de Salvador para a Sociologia

Nós, participantes, da 1ª Oficina de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, organizada pela Secretaria de Educação da Bahia, através do IAT-Instituto Anísio Teixeira, conscientes da responsabilidade histórica de acelerar o processo de reinserção, como disciplina obrigatória, conforme Resolução nº 04/2006, da Sociologia nas escolas da Bahia, decidimos proclamar nossa posição sobre a importância e o significado do ensino de Sociologia.

Constatamos, inicialmente, que o ensino de Sociologia sempre foi visto, no Brasil, como um instrumento tanto de construção de cidadania quanto de compreensão e intervenção na realidade social.

A contribuição da sociologia é fundamental para que este conhecimento seja mais objetivo e ultrapasse o senso comum e os preconceitos.

A primeira e fundamental contribuição da Sociologia é mostrar que o fato social, ainda que se imponha como objetivo e externo aos indivíduos, é um produto da história, dos interesses e das alternativas colocadas em cada sociedade. A realidade social é uma construção dos homens e a Sociologia fornece instrumentos não apenas para conhecê-la, como para transformá-la.

Reconhecemos que, exatamente a associação da Sociologia com a possibilidade da transformação da sociedade, rejeitando as visões que vêem as estruturas e comportamentos sociais como “naturais” e, no essencial, imutáveis, esteve na base da ação do Regime Militar que, no Brasil, retirou a disciplina dos currículos e da reação que tanto retardou sua reintrodução.

O retorno de Sociologia é uma promessa de capacitação, dos jovens para pensarem e atuarem como cidadãos frente a problemas coletivos. O nosso compromisso como sociólogos e professores de Sociologia é fazer com que esta promessa seja cumprida.

LEIA A ÍNTEGRA BAIXANDO O ARQUIVO AQUI.

6.6.07

Prestação Geral de Contas _ Parcial semestral

Baixe aqui e agora a Prestação Geral de Contas _ Parcial semestral do DACISO. A prestação foi aprovada em reunião da diretoria e na Assembléia Geral Extraordinária de 14/06/07 (em ambas, por unanimidade e com louvor) .

Gestão politizada, acadêmica, participativa, horizontal, eficiente e transparente!

Ocupação na USP

A luta dos estudantes na USP segue.

Acompanhe clicando aqui.

Greve dos professores do ensino médio

Segue a greve dos professores do ensino médio. Após a votação na Assembléia Legislativa da proposta vergonhosa de reajuste salarial do Governo Wagner, deputados como Zilton Rocha (PT) e Javier Alfaya (PCdoB), historicamente ligados à causa educacional, ouviram dos professores manifestantes:

"Você pagou com traição a quem sempre te deu a mão..."

Assista ao debate entre Adeum Sauer, secretário da educação, e Professor Rui, APLB, no Jornal da Manhã na TV Bahia. É só clicar aqui. Vale a pena conferir.